Bitcoin: o que é, como funciona, vale a pena investir?

Você conhece o bitcoin? Saiba o que é bitcoin e como funciona essa tecnologia na prática, aprenda a investir e armazenar com segurança.

O bitcoin se tornou uma febre mundial, você certamente conhece alguém que já investiu nesta moeda digital, mas você sabe o que é e como funciona o bitcoin?

Confira neste artigo um guia completo de informações sobre o bitcoin.

O que é bitcoin?

O bitcoin é uma criptomoeda (moeda digital) descentralizada, sendo a primeira criada no mundo. O bitcoin não necessita de terceiros para funcionar, isso significa que você pode comprar bens, serviços e produtos sem a necessidade de um banco ou emissores de cartão de crédito para intermediar.

Diversas moedas de bitcoin - O que é bitcoin?

Uma das vantagens do bitcoin é possibilitar que você seja seu próprio banco, em outras palavras você tem 100% de autonomia sobre seus bitcoins, não existe data, tempo ou limite para movimentar, desde que você detenha a chave privada de sua carteira de bitcoin, você pode usá-los como bem entender.

Sem riscos com o dinheiro fiduciário que pode ser confiscado com apenas uma canetada.

Além disso, o bitcoin possui um limite de 21 milhões de unidades, sendo impossível gerar um efeito inflacionário como ocorre com o dólar, euro e o real.

Como funciona o bitcoin?

O bitcoin funciona por meio de sua blockchain, ela que garante que a rede bitcoin opere normalmente e que todas as transações sejam realizadas de maneira segura e anônima.

Confira de maneira simples como o bitcoin funciona:

  • Ao adquirir suas primeiras frações de bitcoin, você pode armazenar em carteiras digitais que podem ser instaladas no computador ou celular.
  • Quando uma transação é realizada, uma assinatura digital é criada. As transações são criptografadas, tornando anônimas e impossíveis de interceptar.
  • As transações serão verificadas e validadas pelos mineradores, em seguidas incluídas em um bloco na blockchain.
  • O blockchain garante a autenticidade das transações, garantindo a segurança e anonimato dos usuários envolvidos.
  • Os mineradores garantem o funcionamento da rede, sendo recompensados com bitcoins ou frações da moeda.

Quem criou o bitcoin?

O bitcoin foi apresentado pela primeira vez em 2008 por um programador ou grupo anônimo sob o codinome de Satoshi Nakamoto.

Fundo preto, diversas moedas de bitcoin - O que é bitcoin?

A ideia era criar uma moeda digital que seria usada e distribuída eletronicamente por meio de uma rede descentralizada peer-to-peer, sem a necessidade de uma instituição financeira mediando suas transações.

Uma das principais características do Bitcoin (BTC) seria seu limite de moedas que não passaria de 21 milhões e seria distribuída de maneira controlada e previsível.

Em 3 de janeiro de 2009, o primeiro bloco do bitcoin foi minerado por Satoshi Nakamoto, até hoje a rede bitcoin continua operando normalmente (24/7) e a verdadeira identidade de satoshi continua um mistério.

Bitcoin é seguro?

Por possuir uma rede e protocolo transparente, o bitcoin é seguro e confiável, em mais de 10 anos de atividade o bitcoin se mostrou resiliente.

É provável que o bitcoin seja o sistema de pagamentos mais seguro do mundo, qualquer pessoa com experiência em programação pode verificar seu protocolo.

No entanto, a vulnerabilidade mais comum é o erro do usuário, carteiras com bitcoins podem ser perdidas ou acessadas. Ao clicar ou baixar conteúdos suspeitos na internet, você pode ser infectado por vírus e ser roubado.

Por isso recomenda-se o uso de carteiras offline e boas práticas de conduta na internet.

Como comprar bitcoins?

Há duas maneiras de adquirir suas primeiras frações de bitcoin, uma é comprar via P2P como um amigo ou pessoa próxima. Ou realizar a compra por meio de uma corretora de criptomoedas, as conhecidas exchanges.

Moedas sob dólares - O que é bitcoin?

A primeira opção é mais rápida, sendo necessário apenas uma carteira de bitcoin. Já a segunda opção conta com algumas burocracias que já conhecemos, bem como a criação de conta com e-mail, senha e verificação de identidade.

Optar por comprar bitcoins em uma corretora é sem dúvidas mais seguro, pois é garantido que você receberá seus bitcoins. Já a opção P2P só deve ser adotada com alguém de extrema confiança.

Se você deseja comprar bitcoin e não sabe por onde começar, um curso de bitcoin pode encurtar esse caminho. Em nosso curso você terá acesso a mais de 100 aulas práticas e objetivas, invista com segurança e alcance seus primeiros resultados.

O que é blockchain?

A tecnologia Blockchain é um livro razão que faz o registro de todas as transações do bitcoin, de maneira que esse registro seja confiável e inalterável.

O blockchain armazena as informações de um determinado número de transações em blocos, uma assinatura digital é criada e o bloco é ligado ao bloco anterior, formando então uma espécie de cadeia de blocos (por isso o nome: blockchain).

Um bitcoin sob um processador de computador - O que é bitcoin?

O que é mineração de bitcoin?

A mineração de bitcoin é o processo de validação e registro novas transações na blockchain, uma espécie de banco de dados que funciona como um livro razão público, onde todas as transações de bitcoin ficam registradas.

Em média a cada 10 minutos um bloco novo é criado, os mineradores são responsáveis por verificar e validar essas informações contidas nesse bloco.

No início o minerador era recompensado por 50 BTC por bloco minerado, no entanto, a recompensa do bitcoin é cortada pela metade a cada 4 anos em média, hoje a recompensa é de 6,25 BTC.

Quais as vantagens do bitcoin?

  • Descentralizado
  • Fácil de utilizar
  • Rápido
  • Controle total do usuário
  • Privado
  • Rede segura
  • Não é afetado pela inflação
  • Sem burocracia
  • Taxas pequenas ou inexistentes
  • Sem fronteiras
  • Fácil de armazenar
  • Inconfiscável

Quais as desvantagens do bitcoin?

  • Baixa aceitação
  • Falta de regulamentação
  • Mercado novo e ainda com algumas incertezas
  • Conhecimentos específicos
  • Volatilidade

Se você for um entusiasta de bitcoin, algumas desvantagens do bitcoin com certeza serão vantagens absolutas.

Vale a pena investir em bitcoin?

O bitcoin assim como outros investimentos, possui ciclos, se você souber investir de maneira profissional os rendimentos podem altíssimos.

Fundo azul, bitcoin - O que é bitcoin?

A moeda virtual supera com folga rendimento de outros investimentos, como bolsas estrangeiras e commodities.

Em apenas 1 ano o Bitcoin rendeu mais de 1500%, em outras palavras se você tivesse investido 10 mil, teria tido um retorno de 15x sobre seu investimento.

Todavia, antes de realizar qualquer investimento é necessário realizar uma análise previa para buscar o melhor momento de investir. Em nosso curso de bitcoin você aprenderá tudo sobre ciclos e como investir na hora certa.

Perguntas Frequentes

Bitcoin é anônimo?

O bitcoin possui uma fama de ser completamento anônimo, no entanto, a moeda digital é mais transparente do que imaginamos. É obvio que seu vizinho nunca saberá que você é dono de um endereço específico de bitcoin, a menos que você diga a ele.

Todavia, o protocolo do bitcoin está em desenvolvimento constante, uma das implementações que se deseja ampliar é o anonimato, consequentemente em algum momento no futuro teremos transações 100% anônimas.

Por que bitcoins têm valor?

O valor do bitcoin poderia ser resumido em apenas uma palavra “confiança”, aspectos como oferta limitada, impossível de falsificar, fácil de transportar, controle total do usuário, etc.

O protocolo do bitcoin assegura que as regras serão cumpridas e que essas características jamais serão violadas. Quando se trata de moedas fiduciárias com apenas uma canetada, podemos perder o lastro no ouro, impressão descontrola de moeda e muito mais.

O bitcoin, em contrapartida, necessita de uma ampla discussão antes de qualquer alteração em seu protocolo.

Bitcoin é uma bolha?

Todo investimento pode está sujeito a uma “bolha”, inclusive o bitcoin já vivenciou várias vezes.

No momento em que você compra algo sem pensar, seguindo os passos de outras pessoas, pode ter certeza uma bolha pode esta se formando ou esteja em seus estágios finais.

Como mencionamos várias vezes, todo investimento exige uma análise previa, saber no que está investindo e os possíveis riscos são essenciais.

O problema é quando milhares de pessoas agem com irracionalidade e ganância, com o famoso medo de ficar de fora. Em momentos como esse é indicado ficar de fora, pois a chance de uma correção ocorrer começa a aumentar.

As correções de preços são normais e saudáveis no mercado, desde que os fundamentos do ativo permaneçam intactos.

O que é bitcoin?

Quem controla a rede bitcoin?

A rede bitcoin é uma rede descentralizada peer-to-peer, nenhuma pessoa ou instituição controla a rede da criptomoeda, os desenvolvedores buscam realizar melhorias ao software, mas eles não podem forçar uma mudança no protocolo do bitcoin.

O bitcoin é de todos!

Bitcoin é um esquema Ponzi?

Um esquema ponzi resume-se em uma operação fraudulenta de investimento, onde “promessas” de dinheiro fácil e rápido são ofertadas a possíveis investidores.

No entanto, o bitcoin não promete retorno algum. A moeda digital é um software de livre acesso e você ganha dinheiro por meio de sua valorização, mas não há garantias de retornos sobre seus investimentos.

O que acontece quando bitcoins são perdidos?

O bitcoin te possibilita um controle máximo sobre seu dinheiro, no entanto, mais liberdade exige mais responsabilidade. Quando um usuário perde o acesso a sua carteira, infelizmente não há a quem recorrer.

O saldo em bitcoin continuará em seu endereço de bitcoin, no entanto, ninguém conseguirá acessá-los.

Por isso é de extrema importância que você guarde com muito cuidado sua chave privada, é com ela que você terá acesso a sua carteira.

Quanto é R$ 1000 em bitcoins?

1 bitcoin na data da criação desse artigo custa 119 mil reais ou cerca de 23 mil dólares, já R$ 1000 em bitcoin compra cerca de 0,00839195 BTC.

É importante esclarecer que os valores serão sempre com base na cotação atual do bitcoin, caso o preço do bitcoin esteja mais barato, conseguiríamos comprar mais frações ou satoshi.

O contrário também é verdadeiro, comprar em uma alta permite adquiri uma menor fração da moeda.

Fundo preto, três moedas de bitcoin - O que é bitcoin?

Como ganhar dinheiro com bitcoin?

O bitcoin é uma inovação que ainda tem muito há crescer, ganhar dinheiro com bitcoin é relativamente fácil, você compra e espera uma valorização no longo prazo da moeda.

No entanto, todo investimento possui riscos e saber quanto investir e o momento certo é essencial para ter retorno sobre seus investimentos.

Se você deseja investir em bitcoin, mas tem receio de entrar no momento errado, nosso curso de bitcoin pode te ajudar a investir com segurança e alcançar seus primeiros resultados.

Bitcoins pode ir a zero?

Inúmeras moedas já fracassaram, embora as falhas comuns sempre estão associadas a hiperinflação, com o bitcoin é impossível de acontecer.

Todavia, acontecimentos externos ou problemas técnicos no protocolo da moeda podem acontecer. É claro que uma solução para o problema poderia ser implementado rapidamente, mas no curto prazo a turbulência seria grande.

Quanto rende 1 real em bitcoin?

O bitcoin atualmente custa 119 mil reais ou cerca de 23 mil dólares, esse seria o preço para ter 1 BTC em sua carteira.

No entanto, 1 real em bitcoin compra cerca de 0,00000839 satoshi na cotação de hoje.

É provável que a maioria das corretoras estipule um limite mínimo, sendo bem difícil de comprar 1 real em bitcoin, mas podemos facilmente adquirir 50 reais em BTC.

Por ser um ativo escasso, cada fração de BTC importa e pode custar muito no futuro.

Conclusão

Hoje você aprendeu o que é e como funciona o bitcoin, sua blockchain e mineração. O bitcoin é um ativo que ainda tem muito a crescer, ano após ano sua adoção pelo mundo aumenta.

Novas implementações também são incluídas ao seu protocolo, deixando a criptomoeda mais robusta e por consequência de seus inúmeros benefícios, cada vez mais a comunidade de entusiastas cresce, por ter um número limitado de moedas em circulação é natural que cada fração custe um valor bem elevado.

Se você gostou desse post, continue acompanhando o Cadê a Bufunfa e compartilhe essa dica com aquele seu amigo (a) que ainda não sabe o que é bitcoin.

Botão Voltar ao topo